Dizem que nada ocorre por acaso e alguns medos fortalecem a nossa fé, mas nada na minha vida me afetou tão fortemente quanto a paralisia do sono. Escrevi este artigo em 2016, após a terceira vez que tive uma paralisia do sono. Decidi então pesquisar mais sobre o tema para tentar entender como ela ocorre, por quê e tentar evitar que ela ocorresse novamente.
Na época o meu medo de acontecer novamente foi tão grande não sendo adepto de nenhuma religião eu decidi visitar um centro espírita e vou contar aqui como foi essa visita ao centro e o que ocorreu depois.
Minha ideia com este artigo é ajudar todos a entender melhor essa “ocorrência” e compartilhar os meus relatos e de outras pessoas, caso você queira, deixe o seu relato nos comentários e vou tentar responder a todos sempre que possível.
O que é a paralisia do sono?
Você chega em sua casa cansado, vai deitar pra dormir e tirar aquela boa soneca e então pega no sono. Algumas horas, ou minutos depois, você tem a sensação de ter acabado de acordar (ou de não ter dormido) e consegue abrir os olhos (ou não) mas o importante é que você tem a plena certeza de estar acordado.
E aí que vem o problema, na verdade você está nesse momento em uma paralisia do sono, você crê estar acordado mas o seu cérebro ainda está em um “estado de dormência”, e apesar de estar consciente da realidade você está mais ou menos como um gato de schrodinger, mas nesse caso você não está nem acordado nem dormindo, está em um estado “fluido” entre os dois, está imerso na paralisia do sono.
O que acontece? Bom, você simplesmente nota que não consegue mover o seu corpo, seus braços não obedecem os comandos e nem ao menos sua voz e na primeira vez que isso acontece é TOTALMENTE ASSUSTADOR. O susto é tão grande que a sua primeira reação será a de gritar, mas sua voz também não funciona! Basicamente o seu corpo está dormindo enquanto você tem a plena consciência de estar acordado.
Como se não bastasse e pra piorar um pouco mais a situação, por estar nesse “estado de dormência”, os seus sonhos se misturam com a realidade, e aí que vem uma das piores sensações que qualquer pessoa que já teve paralisia do sono já passou na vida, alucinações.
Infelizmente não são alucinações boas ou leves, são as alucinações mais pesadas e assustadoras possíveis (e até mesmo eu gostaria de entender porque não podemos ter simplesmente alucinações com algo bonito e carinhoso).
Pra deixar bem claro, vou contar sobre as duas paralisias do sono que tive este ano (e espero não ter nunca mais).
Meus relatos pessoais de paralisia do sono
1ª Alucinação durante a paralisia do sono
Como qualquer dia normal, cheguei em casa, dormi tranquilamente e acordei no que parecia ser o meio da madrugada, entre umas 2~3 horas ou mais. Abri os olhos e olhei ao redor, mas sempre ficou a dúvida na minha cabeça “será que eu realmente estava de olhos abertos, ou simplesmente achava que estava e minha mente que criou essas sensações?”
Então naturalmente tentei me mover, não conseguia, tentei mover as pernas e os braços com força e eles simplesmente não respondiam, como moro sozinho não adiantava gritar ou chamar por alguém, fiquei simplesmente parado esperando passar essa sensação terrível, mas aí a alucinação aconteceu.
Consegui mover momentaneamente a cabeça para a direita, estava dormindo na ponta esquerda da cama, e ao olhar pra direita vi uma figura sem rosto, sem expressão, era simplesmente uma espécie de “vulto” totalmente escurecido, com exceção do que parecia ser uma boca no meio da “cabeça” dessa sombra.
Acontece que essa boca se abria na minha direção, e eu fechei os olhos na esperança de tirar a imagem da minha cabeça, então comecei a sentir minhas energias sendo sugadas na direção da criatura e minha respiração foi ficando fraca, como se eu estivesse sendo impedido de respirar por algum motivo. Fui me sentindo cada vez mais fraco até que como um baque levantei de vez com uma falta de ar absurda e ofegante, a “criatura” havia desaparecido e com o susto fiquei suando frio por mais uma hora ou duas até conseguir voltar a dormir.
Depois desse momento me obriguei a pesquisar sobre essas sensações e acabei descobrindo sobre a paralisia do sono e passei a “entender” um pouco mais e me sentir menos louco, já que diversas pessoas passam por isso (não exatamente com o mesmo sonho).
PS : A figura que vi era mais ou menos como essa do grito haha
——————————-
2ª Alucinação durante a paralisia do sono
Para dar um pouco de pano de fundo ou “background” pra essa história é preciso entender o meu estado mental e a minha localização no dia dessa alucinação. Eu morava em um apartamento no terceiro andar, na cidade de Salvador, Bahia. A região era perigosa, mas como o meu apartamento ficava em uma espécie de “vila” eu me sentia protegido, até por quê antes de chegar no meu apartamento era preciso passar por um grande portão e por todos os apartamentos dos andares de baixo, então muitas vezes eu ficava despreocupado ao ponto de dormir com a porta aberta.
Mas nesse dia por algum motivo, assim que deitei após um dia extremamente cansativo no qual cheguei às 21h em casa, minha cabeça ficou martelando “tranca a porta” “não deixa a porta aberta” e eu fiquei extremamente incomodado com esse pensamento. Outra coisa incomum é que nesse dia eu estava deitado de bruços, o que não é muito comum pois detesto dormir nessa posição.
Então, depois de cochilar um pouco, acreditei estar acordado novamente pois estava em plena consciência do ambiente e das sensações, e foi aí que “aconteceu”.
Não demorou muito e ouvi um som, um som totalmente nítido de alguém caminhando pela casa, os passos iam em direção ao meu quarto e eu estava simplesmente paralisado de medo. Naquele momento a única coisa que eu pensava era “Se houver realmente alguém aqui o que eu posso fazer? é melhor fingir que estou dormindo do que acordar de vez e ele me machucar de alguma forma”. Na minha cabeça, se eu ficasse quieto ele poderia roubar o que tivesse de roubar e ir embora sem me fazer nenhum mal, já que eu não me levantei pra “lutar” contra ele.
Esse medo se apossava cada vez mais de mim a medida que ele caminhava, e eu já mal conseguia respirar, tentava fazer o mínimo possível de barulho e não mexia nenhum dedo, eu não queria dar a entender que estava acordado e “ouvindo” tudo que estava acontecendo na casa.
Quando ele entrou no quarto eu já não tinha dúvidas: estava tão claro que havia alguém lá, ao meu lado, que eu podia inclusive distinguir o som do tecido do seu short que parecia ser de laica enquanto ele caminhava e isso por algum motivo ficou na minha memória.
De repente ele se aproximou e subiu na minha cama e, além de eu conseguir ouvir sua respiração ofegante eu senti o “peso” que o corpo dele aplicou na cama, pois eu realmente senti a cama afundar.
Em seguida, ele pegou os meus braços e os cruzou por cima do meu tronco em um formato de “X”, depois começou a me enforcar com toda força que tinha, mas eu não conseguia abrir os olhos, fiquei o tempo todo imóvel, sentindo a sensação de ser enforcado e sofrendo com esta sensação, ele apertava cada vez mais forte e eu simplesmente não conseguia reagir.
Acordei “de verdade” sufocado e com a cabeça por cima do braço direito, enquanto minha mão esquerda segurava o meu pulso do braço direito, provavelmente me mexi muito durante essa paralisia maluca que foi a mais forte que já senti na vida.
Mas acontece que na verdade eu “pensei ter acordado“, ainda estava “sonhando” (lembrando que a paralisia é um sonho extremamente real, parece que você “sente” tudo o que acontece nele).
Nesse segundo sonho, não sei bem o porque, mas parece que eu havia voltado no tempo antes de ele entrar na casa, e eu podia ouvir ele serrando uma das madeiras do telhado pra poder entrar, o que não faz muito sentido já que a porta estava aberta. O sonho prosseguiu assim por um tempo até acabar, com ele serrando o telhado e eu assustado sem poder me mover nem fazer nada.
Quando de fato me vi livre dessa situação estava extremamente suado, com falta de ar e sem saber o que fazer além de chorar. Tentei dormir novamente mas era praticamente impossível pois a própria ideia de dormir me assustava já que aquilo poderia ocorrer de novo, mas depois de umas duas horas rolando na cama consegui dormir novamente e não tornei a sonhar.
————————-
Pra quem quiser ter uma ideia melhor do que é a paralisia do sono e se realmente acontece ou se inventei, fui dar uma pesquisada e achei vários vídeos no youtube, esse aqui foi um dos que mais gostei pois está bem explicado e é curto.
Créditos ao canal do Nerdologia pelo ótimo trabalho
Espero que vocês tenham gostado e se leram até aqui, digam o que acharam nos comentários e conte-nos sua experiência, se já teve uma paralisia do sono tão forte quanto ou mais forte do que essas e como se sentiu,
É isso aí,
Um abraço, até a próxima!
Oi Osvaldo! primeira vez em seu blog. Pôxa, nenhum comentário, ninguém passou por isso, ou a experiência foi tão ruim que não querem nem mais lembrá-la rss. Eu senti uma vez, e foi o bastante que não me aconteça mais rss. Foi em 2015, morava ainda com a minha mãe, e pela manhã, eu também achava que estava acordada, só que não, senti a presença da coisa estranha no meu quarto, sentia ele passar a mão na minha coberta; não sei porque eu presentia ser um homem, enfim fiquei paralisada como você descreveu, e a coisa tentava me enforcar também, tentava com todas as minhas forças me mexer e suava, fechei os olhos e comecei a rezar. Foi coisa de segundos, mas pra quem sente parece que leva longos e agonizantes minutos, depois eu acordei de vez, me levantei e fui correndo para o quarto de minha mãe assustada, apavorada rss